Arte abstrata




A arte abstrata é aquela que não representa objetos do mundo natural, que não representa figuras, mas usa as cores e as formas (formas geométricas, em sua maioria) de modo não-figurativo. Pode ser chamada também, por essas características, de arte não-representacional, não-figurativa, ou não-objetiva.

Facilmente reconhecido na pintura, e muito popular também nessa modalidade artística, o abstracionismo não é muito comum fora das artes plásticas. É possível, no entanto, fazer, por exemplo, cinema abstrato, e a Avant-garde se encarregou disso já nos anos 1920.

Muitos são os exemplos de cinema abstrato, completamente não-narrativos, e cheios de significado (assim como as obras plásticas abstratas: pinturas, esculturas, etc.). Um dos exemplos mais conhecidos no cinema é o filme Rhythmus 21, de Hans Richter, um dos fundadores do Cinema Abstrato.



Para se ter idéia de o quanto esse cinema é ligado às artes plásticas, basta comparar esse filme com alguns quadros de Mondrian.


(I)


(II)

É interessante saber que Mondrian começou a fazer suas "composições" (antes sua arte era menos geométrica) por volta de 1919, e principalmente em 1921, ano em que Hans Richter filma Rhythmus 21. O filme de Richter parece realmente uma "pintura no tempo", uma composição típica de Mondrian, mas em movimento, e sem cores.
As cores, no entanto, não eram uma limitação nessa época, pois vários desses filmes eram feitos com pinturas na película, de forma que já era possível fazer filmes coloridos (principalmente filmes curtos e abstratos, que facilitam o processo demorado e quase absurdo de pintar diretamente na película), sendo os mais conhecidos os de George Méliès. Por que então Hans Richter não fez seu Rhythmus 21 colorido? Talvez por estar tão acostumado ao cinema em preto & branco que não tenha conseguido se desvencilhar desse limite, ou talvez por ter uma idéia de composição cinematográfica que precisava do preto & branco para funcionar.

De qualquer forma, é interessante assistir a um pequeno filme colorido de Méliès:



---

filmes:
Rhythmus 21, 1921 (dir: Hans Richter)
Le chaudron infernal, 1903 (dir: Georges Méliès)

imagens:
(I) Composição com vermelho, amarelo e azul, 1921. (Piet Mondrian)
(II) Composição 2, 1922. (Piet Mondrian)

6 comentários:

Ivan Leal Sousa disse...

Muito interessante, ótimo saber que houve um cinema abstrato, desligado de todas as convenções que costumam chamar de "padrão"...

Anônimo disse...

Quality posts is the important to attract the visitors to pay a visit
the site, that's what this site is providing.

my web page - Shannon August

Anônimo disse...

The European Center for the Evaluation of Alternative Methods,
(ECVAM) is responsible for researching alternatives to animal testing.
Sometimes, items come premixed but still have less packaging.
There are several Beauty product distribution agencies
all across the world and to ensure fair competition each one of them caters to a particular region and to a particular type of distribution channels.

Anônimo disse...

I like the valuable info you provide in your articles.
I will bookmark your blog and check again here regularly.
I'm quite certain I will learn plenty of new stuff right here! Good luck for the next!

My page :: her response

Anônimo disse...

Someone necessarily lend a hand to make significantly articles I'd state. This is the very first time I frequented your web page and to this point? I amazed with the analysis you made to make this actual put up incredible. Fantastic task!

Visit my web-site - over at this website

Anônimo disse...

An outstanding share! I've just forwarded this onto a coworker who had been doing a little homework on this. And he in fact bought me lunch due to the fact that I discovered it for him... lol. So let me reword this.... Thank YOU for the meal!! But yeah, thanx for spending the time to discuss this matter here on your web page.

Here is my web blog ... Dermatitis Treatment