Romeu e Julieta + Ladyhawke





Quando assisti a Romeo + Juliet, de Baz Luhrmann, pela primeira vez, no cinema, notei que no final havia uma pequena alteração em relação à trama da peça. Na peça de Shakespeare, na cena final, Romeu vê Julieta "morta" e bebe veneno, cometendo suicídio. Alguns segundos depois de sua morte, Julieta acorda e vê o amado morto. Tenta sorver um pouco do veneno em seus lábios, mas não consegue, e se mata com uma adaga.



(Essa cena, do filme de 1968, de Franco Zeffirelli, ilustra bem a cena da morte na peça.)

No filme de 1996, Julieta acorda quando Romeu ainda está vivo, no momento em que ele bebe o veneno. Eles se beijam, e Romeu morre. Julieta se mata em seguida.



Essa pequena alteração torna o final mais dramático, e transforma parte do monólogo de Julieta em diálogo, pois Romeu ainda escuta quando ela reclama uma gota do veneno.

"What's here? A cup, clos'd in my true love's hand?
Poison, I see, hath been his timeless end.
O churl! drunk all, and left no friendly drop
To help me after? I will kiss thy lips;
Haply some poison yet doth hang on them,
To make me die with a restorative.
.........[Kisses him
Thy lips are warm."
(p.983) *1

"Que vejo aqui? Um copo bem fechado
na mão de meu amor? Certo: veneno
foi seu fim prematuro. Oh! que sovina!
Bebeste tudo, sem que me deixasses
uma só gota amiga, para alívio.
Vou beijar esses lábios; é possível
que algum veneno ainda se ache neles,
para me dar alento e dar a morte.
.........(Beija-o.)
Teus lábios estão quentes."
(p.139) *2

(Esse texto, retirado aqui diretamente da peça, foi um pouco modificado no filme.)

Esse pequeno encontro entre os dois me lembra uma cena de Ladyhawke, de Richard Donner, em que os dois amantes, impossibilitados de se encontrar por causa de um feitiço (ele se transforma em lobo durante a noite; ela se transforma em águia durante o dia), trocam um breve olhar, e quase se tocam, quando o sol está nascendo.



(Mesmo a música sendo muito típica dos anos 1980, a cena é bonita, principalmente pelo amarelo do Sol que contorna os dois.)

Tanto o encontro de Romeo + Julieta quanto o de Ladyhawke são momentos em que o olhar é efêmero, e o tocar, mais ainda, nem chega a acontecer realmente, tornando aquele mínimo momento um pouco eterno.

---

referências:
*1 SHAKESPEARE, William. Complete works of William Shakespeare.
Glasgow: HarperCollins, 1994. (link na amazon - edição diferente)
*2 SHAKESPEARE, William. Romeu e Julieta & Tito Andronico.
Rio De Janeiro: Edições de Ouro, 1966. (link na livraria cultura - edição diferente)

filmes (com links no imdb):
Romeo and Juliet. (dir: Franco Zeffirelli)
Romeo + Juliet. (dir: Baz Luhrmann)
Ladyhawke. (dir: Richard Donner)
(vídeos hospedados no youtube)

---

Shakespeare na wikipedia: em inglês; em português.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse pequeno detalhe do filme de Baz Luhrmann me pareceu tão interessante e tão parte do clima trágico que me passou despercebido. Acreditei durante vários anos que a obra original era assim, mesmo já tendo lido a peça. Só me dei conta do meu erro assistindo a Shakespeare Apaixonado. Quando a peça é encenada no final do filme e Romeu morre antes de Julieta acordar, achei que aquilo era um erro. Voltei, finalmente, para o original e me dei conta do meu engano: o filme de Luhrmann é que tinha introduzido esse pequeno detalhe. Confesso que fiquei um pouco decepcionada – a idéia de haver esse diálogo acresce no tom trágico. E essa cena realmente lembra muito o “encontro” dos amantes em Ladyhawke.